Nobre Discórdia

Nobre Discórdia

Novembro 2020

O novo Grande Discórdia é um branco das terras quentes de Mértola, excessos que originam vinhos de raça, mas é também um vinho com uma frescura que não seria espectável. Está instalada a nobre Discórdia.

 

O novo branco reserva da Herdade Vale d´Évora “é um vinho irreverente, quente que pode gerar discórdia”, graceja o enólogo Filipe Sevinate Pinto. O tema não é novo e suscita a troca de argumentos: pode uma região quente proporcionar grandes vinhos brancos? Filipe Sevinate quer romper o estigma. O Grande Discórdia branco tem o carácter do lugar e igualmente frescura: “É um vinho mais estruturado do que o comum dos brancos do Alentejo, com outro nível de complexidade e frescura”.

Fazer o Grande Discórdia branco para completar portefólio estava nos planos da equipa há algum tempo, mas a decisão só é tomada quando o ano vitivinícola proporciona uma colheita de exceção, explica o enólogo: “Tínhamos potencial nas uvas bancas da herdade para fazer um branco que se distinguisse”. As condições meteorológicas favoráveis, a par da idade da vinha contribuíram para o desfecho positivo na adega.

No Alentejo de Mértola, agreste e quente, o controlo muito atento da maturação das uvas é também indispensável, assim como ajudou a casta usada na criação do vinho, a Arinto, conhecida pela sua extraordinária acidez. O novo Grande Discórdia branco “acabou por ser um varietal porque a Arinto estava completamente destacada em relação aos mostos das restantes castas brancas da Herdade Vale d´Évora”, especifica Filipe Sevinate.

As condições do lugar são determinantes no perfil dos vinhos Discórdia e este novo branco reserva não é exceção, ainda assim o com presença do estágio, conclui o enólogo: “Está lá a tipicidade e o caráter do lugar, mas também o método de produção que o atira para outra dimensão”.

 

A prova

 

Grande Discórdia branco 2018 – Produzido a partir de uvas da casta Arinto colhidas na Herdade Vale d´Évora, localidade em Mértola, baixo Alentejo. Teve estágio de nove meses em barricas usadas de 500 litros e apresenta cor cítrica profunda com laivos dourados. Nariz complexo e expressivo, a xisto, cedro e chocolate branco. Na boca, mostra-se texturado e denso, fresco e longo.